TEMA : Um novo olhar sobre a higiene do ambiente em que você vive este um bem de todos os seres vivos.

TEMA :  Um novo olhar sobre a higiene do ambiente em que você vive   este um bem de todos os seres vivos.
Justificativa:
O Referido  Projeto é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e sistemática, nos vimos diante de um grande desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora. É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola e da comunidade escolar, sobre as condições de vida do lugar onde vive e a importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com ele e o local onde mora. Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajudam a viver melhor, sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade. Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno e sua família, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene.
É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma tomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura em sala de aula, na escola e na comunidade. Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.
O meio ambiente vai muito além de recursos naturais. Ao falarmos sobre meio ambiente estamos nos referindo ao espaço onde o ser se encontra. Desta forma, somos parte integrante dele e toda a nossa ação pois contribuímos  para a sua construção. Neste sentido o projeto Um novo olhar sobre a higiene do ambiente em que você vive, vai ser elaborado com a perspectiva de instigar os alunos desta escola sobre a importância de preservar o meio ambiente.
Pretende-se com esse aguçar a curiosidade e interesse dos alunos a fim de promover a conscientização das mesmas, tendo em vista que ao preservar o ambiente em que vivem melhora-se a qualidade de vida.
Objetivo Geral:
Ampliar os conhecimentos sobre a Higiene do Meio Ambiente para melhor qualidade de vida.
Objetivos específicos: Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene;
 Identificar e criar o hábito de uma boa higiene e cuidados com o corpo para ser saudável;
 Desenvolver independência para manter sua higiene pessoal;
Desenvolver a psicomotricidade, criatividade e o raciocínio lógico, o conhecimento matemático, a expressão artística e o gosto pela leitura
Produzir textos sobre o tema.
Debater sobre a importância do meio ambiente
Conhecer, valorizar e preservar os animais.
Perceber a importância de preservar a higiene do meio ambiente em que vivemos.
Compreender que as plantas precisam de solo saudável, água luz solar e ar para se desenvolverem.
Aguçar a curiosidade e criatividade.
-Reconhecer a importância da reutilização para a preservação do meio ambiente.
 Ampliar a linguagem oral por meio de dramatizações, conversas, histórias, brincadeiras, relatando vivencias sentimentos e curiosidades.
Refletir sobre a ação do homem no meio ambiente.
Situações de conteúdos de Aprendizagem:
- Contato com diversos tipos de textos referentes ao tema como: poemas, textos   informativos, advinhas, quadrinhas e histórias;
Cruzadinhas,  labirintos e caça-palavras;
Contação de histórias com fantoches;
 Atividades de escrita de pequenos textos pelos alunos, (orientação da escrita na linha, margem, pontuação e outros);
 Leitura pelos alunos de pequenos textos;
Relatório oral e através de desenhos sobre os temas trabalhados;
Brincadeiras cantadas e de movimento no pátio, para desenvolvimento de alguns  aspectos da psicomotricidade que necessitam ser trabalhados.
 Dinâmica do ''ponto de vista'' para que expressem por meio de desenho o seu entendimento sobre o meio ambiente. Socialização dos desenhos.
Conversação sobre o meio ambiente para que expressem oralmente seu entendimento. Produzir um texto coletivo com as falas dos alunos ou em turma de pré e 1º ano texto dirigido. (a professora escreve)
Leitura do texto: ''A sementinha'' para entender o processo de nascimento de uma árvore. Roda de conversa para instigar o debate sobre o tema
Experiência com feijão para poder acompanhar o processo de crescimento, plantar em um copo com algodão e no solo para assim ver a diferença.
Visita ao pátio da escola bairro, cidade para observar as árvores e identificar as suas características; dramatização do com o corpo do nascimento de uma arvore para melhor entendimento sobre a mesma.  
Palestra para comunidade escolar e Pais com;
Nutricionista - merenda escolar
Dentista – higiene bucal
Estencionista da EPAGRE- Reflorestamento
- Desenho de uma arvore em papel  kraf  para que representem suas características.
- Classificação de figuras de animais para identificar os que vivem na terra e na água.
-Confecção de jogos “boliche ecológico” para trabalhar conceito de números.
- Brincadeiras livres no parque para explorar os espaços e integrar os alunos.
-Construção de brinquedos com materiais recicláveis e sucatas para trabalhar números, oralidade, escrita  movimento,coordenação motora, etc.
 -Técnicas de pinturas com guache, giz de cera cola colorida, elementos da natureza para experimentar diversos materiais e fazermos arte.
- Brincadeiras cantadas e de roda referente ao tema para trabalhar a socialização integração dos alunos.
- Construção de quebra-cabeça sobre o maio ambiente utilizando animais e plantas para trabalhar o raciocínio e a atenção.
- Produção de livros sobre o tema para melhor compreensão do mesmo e incentivar a leitura.
Recursos:-
Máquina fotográfica;
-Aparelho de som
-Garrafa pet
- Algodão
- Feijão
- Revista
- Livros
Tempo Previsto:
O seguinte projeto terá duração em todo ano letivo. , MAS ESPECIFICAMENTE JUNHO A  SETEMBRO
Avaliação
A avaliação será processual por meio de observação registro, acompanhando os avanços na aprendizagem e no desenvolvimento das alunos  no decorrer das atividades propostas. O conteúdo será retomado se houver necessidade.
Referencias
ARAUJO, Neire de Sousa; CARRILHO, Jane Em Irene Dias. Uni - Duni - Tê prazer em aprender. 1º período, Belo Horizonte: Cedic.
DINÂMICAS que promovem a integração infantil. Projetos escolares educação infantil, São Paulo, n. 4, p. 34, abril. 2008
EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Nova Escola. Editora  abril. São Paulo: 2008.
GONÇALVES, Kelly Cláudia. Cantando e aprendendo. São Paulo:Riddel, 2008.
KLEIN, Cristina. Pequenas Histórias sobre animais. São Paulo: Todo livro, 2005.
PINTO, Gerusa Rodrigues et.al. O Dia-a-dia do Professor. 1º Período. Belo Horizonte: Fapi, 2003.
TRIGO, Elizabete Chaddad, TRIGO. Eurico Moraes. Viver e aprender ciências, São Paulo: Saraiva, 2000.